©  Centro Ortopédico da Barra

Av. das Américas, 679 | Salas 201 à 207 - Barra da Tijuca

Tel: (021) 2493-3899

Cirurgia do Ombro

O  ombro é a articulação de maior mobilidade do corpo humano e, como conseqüência, uma das mais vulneráveis. Está composta de 03 articulações sinoviais ( Gleno-umeral), (Acrômio Clavicular e Esterno Clavicular),3 sistemas, osteotenoligamentares de  deslizamento ( subacromial,úmero bicipital e escapulotoracica ),14 ligamentos e 19 musculos é fundamental a perfeita   integridade e funcionalidade destas estruturas para um movimento normal do ombro.

 

As queixas mais freqüentes dos pacientes com doenças do ombro são:

A dor, que segundo suas características ( intensidade, duração e evolução) pode ter como causa lesões do manguito rotador(tendinoses ou rupturas), tendinite calcarias, capsulite adesiva, doenças articulares degenerativas, doenças infecciosas ou lesões de origem traumática.

 

As instabilidades, que podem ter origem traumática em pacientes jovens, com grande  índice de recidivas e nos idosos que estão associadas com rupturas do manguito rotador. As  instabilidades de origem microtraumatica decorrem movimentos repetitivos comuns nos nadadores.As instabilidades  atraumaticas  acometem   pacientes com variações anatômicas  que predispõem a lesões osteoligamentares.

 

Atualmente estas patologias, precisam de uma avaliação e conduta de tratamento adequado, sendo possível precisar de tratamento conservador (Fisioterapia, Reeducação da  pratica de Esporte) ou tratamento cirúrgico, por técnicas de artroscopia ou aberta,  à fim  obter um bom resultado funcional. 

Cirurgião especialista responsável

Dr. ALAN ANDRADE FIGUEIRA PINTO CRM 52.85254-6