Cirurgia do Joelho

A queixa de dor na articulação do joelho é, sem dúvida, uma das mais freqüentes nos consultórios e clínicas ortopédicas,isso ocorre pela mesma ser uma das responsáveis pelo suporte de carga do individuo, além de ser pouco protegida, e por isso bastante vulnerável às lesões traumáticas.


Essencialmente, o joelho é constituído pelo osso da coxa (fêmur), que tem uma base constituída de duas saliências arredondadas (côndilos), assentados na parte superior e relativamente plana da tíbia. A patela é um osso pequeno e arredondado que fica sobre o sulco vertical entre os côndilos e dá força à articulação.

As principais causas de dor no joelho variam de acordo com a faixa etária do paciente. Nas crianças e adolecentes é muito comum as dores decorrentes de alterações no alinhamento dos membros inferiores (geno varo e geno valgo), desordens da patela (patela alta, hipermobilidade patelar, instabilidade femoro-patelar e condromalacia) e osteocondroses (Doeça de Osgood-Schlatter e Síndrome de Sinding-Larsen-Johansson).

No adulto, principalmente do sexo feminino, destacamos a Síndrome dolorosa patelo-femoral e a Condromalacia como causas freqüentes de dor no joelho. Nos praticantes de atividade física (regular ou não) é muito comum o surgimento de Tendinites, Bursites, Síndrome da banda íleo-tibial bem como as lesões traumáticas: ruturas meniscais ,ligamentares (Lig. Colaterais, cruzado anterior e posterior), lesões condrais e fraturas.

Por vezes, os meniscos podem apresentar alterações degenerativas (mais comuns após os 50 anos), o que fragiliza sua estrutura, ficando assim mais susceptíveis a lesões ocasionadas por entorses mais leves (não relacionados à prática de esportes).

Nos pacientes acima de 60 anos as alterações degenerativas da cartilagem intra-articular (Artrose) sem dúvida são responsáveis pelo maior número de queixas, porém com o aumento de praticantes de atividades físicas nessa faixa etária estamos cada vez mais nos deparando com lesões decorrentes de “over use” ou traumas.

Equipe de cirurgiões

Dr. CARLOS HUMBERTO V. VICTÓRIA CRM 52.59875-7

Dr. DIOGO ASSIS C. DE OLIVEIRA CRM 52.62909-0

Dr. EDUARDO CABRAL COELHO CRM 52.77787-0

Dr. SERGIO LEPORE PINTO FERREIRA CRM 52.77166-0

©  Centro Ortopédico da Barra

Segunda a Sexta de 8 h às 20 h | Sábado de 8 h às 16 h
Av. das Américas, 679 | Salas 201 à 207 - Barra da Tijuca

Tel: (021) 99639-6410 | 2492-1144